Mãe Eleonora

Eleonora Aparecida Alves, 58 anos, é mais conhecida como Mãe Eleonora, Sacerdotisa do terreiro “Filhos da Casa de Axé de Oyá e Odé, Iansã e Oxóssi”, que fica no bairro do Adelaide, município de Hortolândia/SP.
 
Foi a primeira pessoa que pensei entrevistar quando iniciei este projeto, por ser uma figura que se coloca com incrível propriedade, além de estar à frente de uma luta contra a invisibilidade de seu povo preto, preservando e criando Cultura, seja à frente de seu terreiro (que é um espaço maravilhoso), como chefe de cozinha no restaurante “Flor do Dendê”, ou ainda coordenando o Ponto de Cultura “Caminhos”, o grupo de dança “Ijú Obá” e o de Afoxé “Oyá Ubirim Odé”. Mãe Eleonora é uma potência, alguém que admiro profundamente, e que eu acredito que todes deveriam ter o prazer de conhecer e se inspirar.
 
Mulher guerreira, nascida no Rio de Janeiro, crescida em Brasília e que se mudou adolescente para Hortolândia/SP, é parte importantíssima da construção desse território, em seu passado e hoje, mais do que nunca.
 
Mãe Eleonora é uma força da natureza!

passadeira-mae-eleonora-destaque.png
00:00 / 01:39

Obra

passadeira-vendaval-de-axe01.jpg

Entrevistades

Outras Obras

Vendaval de Axé

passadeira-jura-do-pote.png

Jura do Pote

passadeira-aldenir-carlota.png

Aldenir Carlota

Thairine Barbosa

passadeira-thairine-barbosa.png
passadeira-logo.png
aqui_trem_poesia_regua_logos_2021.png